O jogo é um sector muito profissional em termos de indústria; isso já todos nós sabemos. Mas do ponto de vista dos jogadores, é também um campo em que deve trabalhar muito para se tornar um vencedor. No poker online, a coisa não é diferente. Sabemos que dominar o jogo e conhecer toda a estratégia dos livros de poker não garante popularidade nem lucros sustentados. É preciso muito mais. Não restam dúvidas, que tirar partido do carisma natural ou ser um bom comunicador capaz de explicar não apenas as combinações de poker, mas também uma estratégia muito mais avançada pode ser um factor determinante que nos leva ao sucesso como embaixadores deste jogo.
Uma das tendências mais surpreendentes dos últimos meses é ver como os fãs de poker estão a partilhar os seus jogos ao vivo ou gravados. Sem dúvida, tal também serve para popularizar o poker online, para que milhares de jogadores aprendam a jogar poker na vertente de Texas Holdem.
Embora já existissem plataformas como o YouTube, Acestream ou o Reddit que forneciam muito do material didático de tornar conhecidas as regras do poker e os componentes estratégicos do jogo, com a chegada do Twitch, todo o sector de poker pt na internet está agora em grande! Aliás, a 888 Poker tem uma StreamTeam composta por streamers famosos que representam o site no Twitch.
Neste artigo, vamos aprofundar o tópico do que é o Twitch e a sua relação com o poker online, além de explicar como é possível que esta plataforma de streaming de vídeo se torne não apenas uma rede social, mas também o habitat natural tanto dos melhores jogadores de poker, como dos que estão apenas a começar.
E, finalmente, também vamos discutir duas questões que mais nos interessam: como a 888poker entrou nesta plataforma e quais são os elementos que explicam que o Twitch é uma ótima ferramenta profissional para jogadores e salas de poker online..
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O que é Twitch?
Twitch é uma plataforma que poderíamos definir basicamente como serviços de streaming em formato de vídeo. Ou seja, uma página online na qual os seus utilizadores podem "carregar" gravações do que estão a fazer em tempo real na internet, algo que desde o início foi especificado para a transmissão de sessões de jogos de vídeo ao vivo. Mas, pouco a pouco, o website foi se tornando uma rede social onde, além dos utilizadores que enviam conteúdo, o cliente final é o espectador, ou seja, quem visualiza o conteúdo.
Este projeto nasceu em 2011 como uma extensão de outra plataforma de streaming - Justin.tv - que aos poucos foi se especializando na transmissão de eventos e séries desportivas via streaming, pelo que os jogadores ou fãs dos vídeojogos (como o Prominence Poker) viram a necessidade de transferir o seu conteúdo para uma plataforma externa. Foi assim que o Twitch rapidamente se centrou na transmissão de sessões de vídeojogos transmitidos pelos utilizadores, para evoluir gradualmente para todos os tipos de conteúdo do mesmo tema: por exemplo, a transmissão de eventos de eSports
presenciais, a emissão de campeonatos online de videojogos ou sessões de treino relacionados com este sector de entretenimento. Também se começou a assistir aos primeiros jogos de poker online, embora na altura, representassem apenas 1% dos canais ativos. É incrível pensar como os jogos arcade dos anos 70 e 80 evoluíram e se transformaram num modo de vida para muitos.
Em 2013, a plataforma tinha 43 milhões de espectadores mensais, tornando-se uma espécie de concorrente do YouTube entre os fãs dos videojogos, que abandonaram em força essa plataforma. Já em 2014 foi considerado o quarto site em termos de tráfego; algo que foi acentuado após o encerramento do Justin.tv no verão desse ano.
Vídeo explicativo sobre o que são os eSports da Movistar
O encerramento da plataforma principal tornou-se o momento escolhido pela Amazon, que pagou quase 1000 milhões de dólares pela propriedade da Twitch Interactive, que era o nome oficial pelo qual a plataforma era conhecida há alguns meses.
Em apenas um ano, o Twitch tornou-se uma plataforma com mais de 1,5 milhão e 100 milhões de visitantes todos os meses; deixando claro que o sector dos vídeojogos era a grande atração e o principal gerador de tráfego na web..
O sucesso do Twitch entre os jogadores de poker
Como veremos mais adiante, talvez o factor mais decisivo na confirmação da transferência de assinantes e seguidores dos canais de jogadores de poker no YouTube para os canais do Twitch se deva às recentes restrições do YouTube à promoção do jogo e à escassez de receitas de publicidade dos youtubers nesta plataforma.
Até há pouco tempo, o YouTube era o local escolhido por milhares de jogadores de poker para aprender através de vídeos de poker ou conhecer melhor os seus jogadores favoritos, que abriram canais e concederam entrevistas ou vídeos de treino. Era também possível encontrar no youtube históricos de mãos de poker do World Poker Tour ou da World Series of Poker (previamente transmitidas na televisão).
Podemos concluir assim que o poker juntou-se à festa e grandes nomes do poker online também se juntaram à comunidade Twitch; Além disso, muitos jogadores que eram pouco conhecidos e que jogavam apenas na internet também deram o salto para a fama e tornaram-se jogadores com milhares de seguidores em todo o mundo, graças ao seu bom trabalho à frente da webcam e à transmissão dos seus jogos.
Eis aqui quatro razões que explicam o boom do Twitch Poker:
1) O Twitch explora o carisma natural de alguns jogadores. Mais ainda, existem jogadores cujas transmissões crescem exponencialmente de mês para mês. E para jogadores de poker capazes de atrair a atenção dos fãs para este jogo de cartas, o Twitch é uma plataforma ideal.
2) Uma grande escola: os streamers do Twitch não só mostram ao mundo as suas cartas e hobbies, como também as suas estratégias. O que em princípio poderia ser mau (uma das máximas do poker é não mostrar os seus segredos e truques) está se tornando uma plataforma de aprendizagem melhor do que qualquer escola de poker que conheça.
3) A plataforma perfeita para eventos: como aconteceu primeiro no sector de vídeojogos e depois no xadrez, as transmissões de streaming passaram para os eventos próprios. Portanto, não é de surpreender que os fãs de torneios de poker que não podem participar num determinado evento sigam no Twitch ou através de outras plataformas como o YouTube a ação de eventos como o 888 live ou o Circuito Nacional de Poker.
Neste vídeo, podemos ver a entrevista com um famoso streamer do Twitch, que teve a oportunidade de falar para as câmaras de 888poker numa transmissão em streaming numa das etapas do nosso circuito de poker ao vivo 888 Live.
A famoso streamer de poker no Twitch, entrevistada num evento ao vivo da 888
4) Os próprios streamers melhoram seu jogo: revitalizar o seu jogo é uma das razões que levam os jogadores profissionais de poker a abrir um canal no Twitch. O número crescente de subscritores faz com que a disciplina aumente, assim como o estudo do poker.
Podemos também comentar o sucesso do Twitch com o nosso próprio exemplo. Em 888poker, decidimos optar por este canal para transmitir os eventos que organizamos em diferentes locais sob a marca 888 Live e para recrutar alguns dos jogadores mais seguidos, que podem continuar o seu trabalho como oradores de poker online com a ajuda de recursos que podem surgir ao ser patrocinado pela 888. Este é o caso de Parker "TonkaaaaP" Talbot, um streamer do Twitch com mais de 3 milhões de dólares em benefícios na sua carreira de jogador online, que após uma muito
bem-sucedida etapa de streamer no Twitch, assinou como Embaixador da 888poker em Janeiro de 2017.
Parker Talbot, conhecido como "TonkaaaaP" nas salas de poker e no seu canal Twitch
O negócio da Twitch na indústria do poker
Na secção anterior, falamos sobre o papel do Twitch no posicionamento da 888poker a nível global. Vamos explicar, então, que o Twitch tornou-se a grande fábrica de exportações de talentos para se tornarem Team Pro nas salas de poker online.
O que acontecia há anos atrás era que as grandes salas só olhavam para jogadores de poker ao vivo, especialmente quando recebiam grandes prémios em torneios de poker. Pouco a pouco, foram ampliando as suas visões e começaram a fazer embaixadores de jogadores que se destacavam nas suas mesa online.
O Twitch também não passou despercebido nos vários tipos de empresas de hardware, bebidas, alimentos, acessórios para computador, roupas ou acessórios de poker. É que a transmissão ao vivo das sessões de poker e também os vídeos onde possa ver o dia-a-dia dos jogadores mais famosos da plataforma faz desta uma vitrine comercial muito atraente.
A tendência de marketing denominada "posicionamento do produto", que é dar visibilidade aos produtos em filmes ou videoclipes, encontrou no Twitch uma grande loja para apresentar todos os tipos de objetos a qualquer preço. Portanto, dada a baixa proliferação de filmes de poker, as transmissões do Twitch tornaram-se assim uma ótima maneira de anunciar qualquer elemento relacionado ao sector. Destacam-se as promoções de programas de poker, como calculadora de poker, aplicações (para Android e iOS) ou qualquer outro software de poker.
Uma última razão que explica o sucesso entre os jogadores de poker é que o Twitch conseguiu monetizar muito melhor o conteúdo dos streamers de poker. O YouTube, especialmente desde as mudanças anunciadas no ano passado, tornou-se uma plataforma muito pouco rentável para jogadores de poker, que sentem na pele como os anunciantes que selecionam a plataforma para os vídeos pagam muito pouco no conteúdo do poker por ser
uma atividade que na maioria dos países é regulamentada em termos de publicidade, forçando os únicos que têm acesso a esses vídeos a serem utilizadores registados no YouTube com mais de 18 anos. Salientar ainda a norma controversa onde os utilizadores com menos de quatro mil horas de visualizações alcançadas no último ano, nem sequer têm a possibilidade de receber dinheiro.
O Twitch, no entanto, é capaz de dar a jogadores capazes de fidelizar um grupo de 5.000 espectadores, rendimentos até dez vezes o valor fornecido pelo YouTube. É por isso que até os embaixadores das marcas nas salas de poker online têm - em muitos casos - a obrigação contratual de transmitir as suas sessões na plataforma.
Assim, é muito mais lucrativo conseguir subscritores no Twitch do que no YouTube, algo que explica a tendência atual dos youtubers que criam canais do Twitch e tentam progressivamente derivar o seu tráfego para esta plataforma. É por isso que os dois sistemas de plataforma que o Twitch disponibiliza (o Prime ou o Individual por canal) estão a obter grande sucesso, principalmente porque estão disponíveis também na plataforma audiovisual Amazon Prime Video.