Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.
O jogo do poker inspirou filmes, programas de televisão, músicas e muito mais. Um aspeto surpreendente do jogo é a sua presença em trabalhos importantes de arte.
Estes quadros contêm um pouco de jogo de cartas – seja poker ou outro predecessor do jogo.
Muito provavelmente, o primeiro que lhe vem à cabeça é o “Cães a Jogar Poker”. Mas há inúmeros quadros que representam batalhas nas mesas de poker. Alguns artistas conceituados até inseriram o tema do jogo na tela.
Neste artigo, vamos debruçar-nos sobre alguns trabalhos de arte que contêm jogos de cartas.
Índice
- Os Trapaceiros (Caravaggio)
- Os Jogadores de Cartas (Paul Cézanne)
- Gathering of Gamblers with Hurdy-Gurdy Player (Master of the Procession)
- Cães a Jogar Poker (Cassius Marcellus Coolidge)
- Os Jogadores (Henrick Ter Brugghen)
Os Trapaceiros (Caravaggio)
O famoso artista Italiano, Michelangelo Merisi da Caravaggio era fã de jogos de cartas e era bastante rude. O artista de renome era fã de muitos vícios, incluindo álcool, jogo, e por vezes até de lutar. Caravaggio teve uma vida fascinante. Ele parecia um homem do povo que entendia a vida quotidiana das pessoas comuns, incluindo as apostas ocasionais.
“Após perder ambos os pais para a peste quando era criança, ele mudou-se para Roma e começou a vender os seuss próprios quadros por volta de 1595”, diz o site Biography.com sobre o artista. “À medida que se foi tornando famoso nos anos seguintes, ele tornou-se conhecido por beber, jogar, andar com espadas e lutar.” “Entre 1598 e 1601, foi preso por porte de espada sem licença, processado por espancar um homem com uma vara e acusado de atacar outro homem com uma espada. Pelo menos dois desses incidentes ocorreram por volta das 2 ou 3 da manhã.” |
O seu trabalho Os Trapaceiros ou The Cardsharps, em inglês, foi pintado nos anos 1594 e 1595 quando Caravaggio tinha apenas 23 anos de idade. Mostra dois jogadores a jogar heads-up numa mesa, com um trapaceiro a olhar para as mãos deles. O jogo era predominante na Europa, especialmente entre a classe rica da época. O termo “cardsharp” descrevia um jogador que usa métodos questionáveis para garantir a vitória – também conhecido por batoteiro.
Caravaggio era um gigante no mundo da arte Ocidental e apresentava situações da vida real cheias de tensão e emoção humana. Este jogo high stakes exemplifica perfeitamente este cenário.
“No quadro ‘Os Trapaceiros’, os jogadores participam num jogo de Primero, um precursor do poker”, observa o Kimbell Art Museum em Fort Worth, Texas, detentor do quadro. “Envolvido nas suas cartas, à esquerda, está o ingénuo, sem saber que o vigarista mais velho sinaliza o seu cúmplice com a mão enluvada erguida (as pontas dos dedos expostas, para melhor sentir as cartas marcadas). À direita, o jovem trapaceiro olha com expectativa para o rapaz e estende a mão por trás das suas costas par tirar uma carta escondida das suas calças. Caravaggio tratou este assunto não como uma caricatura do vício, mas de forma romanesca, na qual a interação do gesto e do olhar evoca o drama do engano e da inocência perdida da forma mais humana possível.” |
O trapaceiro também tem um punhal à mão – pelo sim pelo não.
Os Jogadores de Cartas (Paul Cézanne)
Um gigante no mundo da arte, este pós-impressionista Francês fez os possíveis para retratar poker e jogadores na tela. ‘Os Jogadores de Cartas’ foi uma série de cinco quadros produzidos nos anos 1890.
É difícil dizer se poker é o jogo. Mas é, provavelmente, uma representação ou um precursor do jogo a algum nível. Estes homens à mesa pareciam tipos trabalhadores e não tinham medo de colocar alguns dólares (ou francos) na mesa. Os sujeitos eram, possivelmente, camponeses locais – da fazenda Cézanne.
Os jogadores estão mergulhados nos seus pensamentos, concentrados na tarefa em questão. Os especialistas sublinham que os quadros diferem de outras obras de poker ou cartas, pois não apresentam um momento dramático.
Em vez disso, os jogadores estão a participar numa atividade compartilhada sem nenhum transtorno ou problema significativo. Mas a série destaca um segmento da sociedade e uma atividade que muitas grandes obras de arte podem não ter apresentado na época.
"Cézanne dá a estas humildes figuras uma presença imponente, retratando-as numa escala geralmente reservada para assuntos mais grandiosos como história ou mitologia”, diz a Barnes Foundation, que abriga o quadro para exibição em Filadélfia, Pensilvânia. |
A família real do Qatar comprou dois dos cinco quadros em 2012 para um total de $570 milhões.
Gathering of Gamblers with Hurdy-Gurdy Player (Master of the Procession)
Esta peça de arte francesa de 1660 representa uma grande mesa de jogo com vários nobres reunidos à sua volta. Sem dúvida, estes jogadores têm muitas moedas em jogo. A vida quotidiana era um motivo popular para os artistas do século XVII.
O artista real é desconhecido. Mas este pintor habilidoso apresentou uma visão da vida real de homens ricos envolvidos num precursor inicial do poker. A ação é intensa e pode até mostrar o nível de habilidade de jogadores específicos na mesa.
O jogador em primeiro plano olha para a esquerda e parece distraído. Mas será ele um mau jogador, estará fora da mão ou será que está a fazer bluff? Os dois homens no lado oposto da mesa parecem intensamente concentrados. Eles são os melhores jogadores da mesa e estão a ganhar todos os potes?
Tudo isto pode ser visto nesta obra de arte.
Muitas obras semelhantes da época apresentam o termo “artista da procissão” ao referir-se ao produtor do quadro. Qualquer informação histórica sobre o artista original é desconhecida. Apesar disso, este pintor ofereceu uma visão brilhante da mesa de poker, que ainda hoje faz sentido.
O poker modernizou-se nos séculos seguintes. Mas este quadro retrata a aparência de muitos jogos de hoje – menos os hoodies.
Quer ver o quadro? O ‘Gathering of Gamblers’ está exposto no Minneapolis Institute of Art.
Cães a Jogar Poker (Cassius Marcellus Coolidge)
Embora estes famosos cães possam não ser obras de arte, eles são universalmente reconhecíveis e fizeram sucesso entre os fãs de poker ao longo dos anos. Cassius Marcellus Coolidge pintou as obras como uma série de 16 pinturas a óleo no início dos anos 1900.
Originalmente, as peças faziam parte de uma campanha da empresa de publicidade Brown and Bigelow para promover uma marca de charutos. Os cães fumavam enquanto jogavam poker, tornando os charutos no ponto central destes quadros.
Coolidge, natural da Antuérpia, Nova Iorque, é um artista obscuro. Mas os seus trabalhos apareceram em tudo, desde canecas de café a tapetes de rato e t-shirts. Sem mencionar que muitas salas de poker exibem uma versão destes cães nas paredes.
Estas criações caninas podem parecer pop art ou kitsch, mas a sua popularidade persiste entre os jogadores de poker em todo o mundo. Os cães até apareceram em Os Simpsons.
E embora a série “Cães a Jogar Poker” possa não ser arte de alto nível, os colecionadores já pagaram bom dinheiro pelos originais. Dois quadros, “A Bold Bluff” e “Waterloo”, foram a leilão em 2005 por $590.000.
Em 2008, “Only a Pair of Deuces” e “A Breach of Promise Suit” renderam $193.000. Uma venda de 2015 viu números ainda mais impressionantes. “The Poker Game” arrecadou $658.000 numa venda da Sotheby’s.
A leiloeira disse que Coolidge era “o retratista de cães cujo estilo de vida refletia os humanos de classe média bem-sucedidos da sua época”.
Os Jogadores (Hendrick Ter Brugghen)
Este pintor holandês era um seguidor de Caravaggio depois de passar mais de uma década em Itália e ofereceu o seu trabalho relacionado com o jogo em 1623. Lembrado principalmente como um pintor religioso, Ter Brugghen tomou um caminho completamente diferente com Os Jogadores.
A obra apresenta um homem mais velho envolvido num jogo de cartas, provavelmente um precursor do poker, mas que também envolve dados. Este quadro pode não estar relacionado com poker, mas parece adequado ao género. O homem mais velho parece perplexo devido ao jogo ou à mão em particular.
Talvez haja algum desacordo ou mal-entendido. O homem mais velho segura nos seus óculos para ver melhor a mesa e as moedas em jogo. Um terceiro homem está ao lado do jogador mais jovem. Mas o homem mais velho parece perguntar-se se foi enganado neste jogo.
Segundo especialistas, a popularidade das obras de Ter Brugghen cresceu depois de passarem quase 200 anos sem despertar o interesse dos colecionadores. Tal como ‘Gathering of Gamblers’, ‘Os Jogadores’ pode ser encontrado em exibição no Minneapolis Institute of Art e providencia uma visão histórica dos jogos de cartas e do jogo em geral.
“A redescoberta das suas pinturas sensíveis e poéticas fez parte da reavaliação da arte Caravaggesca durante o século XX”, sublinha o instituto sobre a obra de Ter Brugghen. |